Gestão de Contencioso: o que é e porque aplicar em sua empresa

A gestão de contencioso consiste na organização e controle de todas as demandas judiciais que envolvem um negócio, empresa ou estabelecimento, de maneira a evitar prejuízos financeiros e prevenir da incidência de novos processos. Dessa forma, a gestão de contencioso visa, de forma eficiente e estratégica, gerenciar e resolver conflitos jurídicos, minimizar riscos, prevenir demandas judiciais, deste modo, contribuindo para a manutenção econômica e da boa reputação da empresa.

Um dos pilares desta gestão é a identificação de imperfeições da empresa uma vez que, demandas judiciais repetitivas refletem boa parte dos pontos fracos de um negócio.

De forma geral, nenhuma empresa está livre de sofrer uma ação judicial ou se deparar com algum litígio, principalmente se considerarmos que as mesmas, em sua maioria, possuem relacionamento constante com consumidores, fornecedores, sócios e empregados.

Não à toa, a principal característica do contencioso é o alto volume de ações para acompanhamento – o que significa enorme quantidade de prazos a serem agendados, identificados e cumpridos constantemente, requerendo maior atenção.

Desta forma, uma eficiente gestão de contencioso deve incluir também ferrenho gerenciamento das demandas já existentes, o que faz com que a empresa esteja melhor preparada diante de novas situações da mesma esfera, bem como não se veja obrigada a retirar recursos financeiros de outros setores do negócio a fim de arcar com prejuízos jurídicos grandiosos que poderiam ter sido mitigados através de um bom acompanhamento e gerenciamento.

Entretanto, esta metodologia atua de forma ativa, mas também, a partir de uma análise detalhada sobre as necessidades da organização, a mesma pode atuar, principalmente, de maneira preventiva, através da identificação e gestão de riscos jurídicos daquela empresa.

Medidas simples e eficazes para proteger sua empresa

Para te ajudar a entender melhor o que envolve a Gestão de Contencioso, separamos algumas medidas simples e importantes que sua empresa pode tomar para evitar novos litígios e processos:

  • implementação de políticas e procedimentos internos para garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis;
  • elaboração e/ou revisão do Regulamento Interno e Código de Conduta por profissionais especializados;
  • revisão de contratos em andamento para possíveis ajustes;
  • revisão dos modelos de documentos utilizados em todos os setores da empresa, assim como ordens de serviço, notas fiscais, formulários, etc;
  • realização de treinamento para colaboradores e gerentes;
  • mapeamento dos processos internos e automatização do fluxo de informações;
  • investimento em tecnologia, com foco na segurança dos dados tratados, otimização de tempo e monitoramento mais eficiente;
  • análise dos tipos de ações que mais são ajuizadas contra a empresa, bem como as que a empresa mais ajuíza, enumerando aquelas em que a organização obteve sucesso e aquelas que foi condenada;
  • análise a respeito das dificuldades da organização em se obter provas documentais diante de novas demandas judiciais.

Indispensável salientar a importante atuação de uma equipe jurídica comprometida para gerenciar o contencioso de forma profissional e assertiva, detendo conhecimento jurídico especializado para operar as demandas jurídicas existentes, o que vai além da contribuição organizacional da empresa.

Considere ter uma equipe jurídica competente para sua gestão de contencioso.

A Blasco Gross Invernizzi Advogados possui as ferramentas e estratégias eficazes para a auxiliar a gestão de contencioso das Empresas.

Com integridade e transparência, mantemos as Empresas alinhadas às diretrizes ideais para gerenciar potenciais riscos. Entendemos que cada caso e organização deve ser tratado com individualidade e atenção, atingindo, assim, os resultados mais positivos para a manutenção de nossos clientes de forma crescente no mercado.

08/05/2023 | Por: Equipe BGI Advogados